Perguntas Frequentes

1- O que é uma ouvidoria?

A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias.

A ouvidoria recebe as manifestações dos clientes, colaboradores e fornecedores, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. A ouvidoria tem comunicação direta com todos os departamentos da Roquette Pinto, TV Escola, TV Ines e Cinemateca Brasileira.

As atividades da ouvidoria não se resumem a receber e encaminhar as manifestações. A partir das informações recebidas, a ouvidoria pode identificar melhorias e propor mudanças com a sua colaboração.

2 - O que é uma manifestação?

Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de nossos clientes, colaboradores e fornecedores expressarem para a Roquette Pinto, através da ouvidoria, seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões. Assim, pode auxiliar a aprimorar a gestão e nossos serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos e que não estejam em conformidade com o compliance.

3 - Quais são os tipos de manifestação?

SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de gestão e serviços prestados ;

ELOGIO: Gostou? Elogie. Somos movidos pela sua satisfação. Elogio é demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

PEDIDO: requerimento de adoção de providência ou de informações sobre a transparência ou sobre nossos serviços

RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação. Aconselhamos que ao manifestar sua reclamação, manifeste sua sugestão de melhoria.

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

5 - Se eu não quiser me identificar, posso fazer uma manifestação anônima?

Sim, mas se você registrar uma manifestação anônima não receberá um número de protocolo e nem receberá resposta da ouvidoria. Você também pode se identificar e pedir acesso restrito aos seus dados. 

6 - Qual o prazo para receber a resposta?

O prazo para a resposta é de 7 (sete) dias úteis,  a depender da complexidade da manisfestação, os prazos serão extendidos a cada nova informação adicionada ou pesquisada. Para atingirmos um alto nível de qualidade de atendimento, é de interesse da ouvidoria responder a todas as manifestações no menor prazo possível, com as respostas e soluções adequadas às partes envolvidas.

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